Receita de Babá ao Rum


Receita de Babá ao Rum

A babá ao rum, babá au rhum ou babà napolitano é um bolinho tradicional de Nápoles com massa de pão, embebido numa calda de rum. Tem como ser ruim? Óbvio que não. Mas eu nunca me dei bem com nenhuma receita de pão… resolvi que já tava na hora de criar vergonha na cara né?

A receita original leva levedura de cerveja, mas eu falei com a minha professora do Sesi e ela recomendou usar fermento biológico mesmo. Eu dei uma olhada nos meus livros e alguns deles falam que a fermentação com a levedura precisa ser feita de um dia pro outro e pans. Na verdade eu acho que a levedura de cerveja que a gente encontra pra comprar por aí é mais um daqueles complementos alimentares da moda e não vai ajudar pão nenhum a crescer.

Peguei a receita do Famosas Sobremesas Francesas mexi um tequinho e encarei. E não é que eu consegui fazer pão? Obrigada KitchenAid pela graça alcançada.

Não sei se ficou exatamente igual à sobremesa tradicional porque eu nunca comi – agora preciso encontrar um lugar que venda uma versão honesta da sobremesa pra saber que gosto tem.

Babá ao Rum

Ingredientes

massa
250g farinha de trigo
90g de manteiga em temperatura ambiente
25g de açúcar
3 ovos
1 tablete de fermento biológico
2 colheres (sopa) de água em temperatura ambiente
1 pitada de sal

calda
200ml de água
100ml de rum
100g de açúcar

Modo de Preparo

massa
Faça uma esponja com o fermento, a água, 1 colher (sopa) de açúcar e 2 colheres (sopa) de farinnha. Misture tudo e deixe descansar num lugar quente até dobrar de volume. Acrescente os ovos, o açúcar restante e o sal. Vá adicionando a farinha de trigo aos poucos enquanto sova a massa. Vai ficar uma massa bem dura mesmo. Quando ela estiver lisa, acrescente a manteiga aos poucos, sovando até ficar uniforme.

Como a massa é diferente de uma massa de pão comum, ela pode dar um pouco de trabalho pra sovar. Se você tiver uma batedeira planetária com gancho (e motor!) pra bater massas, fica bem mais fácil.

Receita de Babá ao Rum

Receita de Babá ao Rum

Faça bolinhas com a massa, coloque em forminhas untadas e enfarinhadas e deixe crescer até dobrar de volume (aproximadamente 1 hora). Leve para assar em forno médio pré-aquecido até dourar.

calda
Leve todos os ingredientes ao fogo médio e deixe a calda apurar por cerca de 25 minutos. Se você quiser deixar um sabor de rum bem acentuado, acrescente mais 2 colheres (sopa) de rum assim que a calda sair do fogo. Banhe os pãezinhos ainda mornos na calda, sem economia. Se sobrar um pouco de calda você pode dar esse efeito brilhante: volte a calda que sobrar ao fogo até ficar espessa e divida essa calda sobre cada pãozinho, delicadamente..

montagem
Decore o babá com chantily e frutas.

Quer deixar a calda mais pans? Use açúcar de baunilha caseiro! Não é da receita original, mas vai deixar um gostinho delicioso e ainda tem o charminho ryco das sementinhas pretas da baunilha na massa.


  Seguir

3 respostas para “Receita de Babá ao Rum”

  1. Patricia T Monteagudo disse:

    Olá. Estou procurando a receita original do babá ao rum. Comia quando era criança a receita da Madre
    bruna, italiana. Era fantástico…
    Para sua referência, o babá ao rum da doceria Di Cunto, na Moóca, é muito semelhante ao sabor que estou habituada. Fantástico.
    Fica sempre melhor no dia seguinte, já vi recomendarem esperar 2 dias para comer…

  2. Kika disse:

    Valeu pela dica, Patrícia! Já coloquei na minha lista de lugares pra conhecer ;)

  3. Beatriz Frigerio disse:

    Olá Parabéns, ficaram lindos seus Babás de Rum , eu ia justamente recomendar que vc vindo a SP Vamos a DiCunto uma doçaria tradicional italiana no Bairro da mooca..vi que outra leitora tb recomendou..vá lá e experiente tb os pães de Anjo que são parecidos com estes seus Babás ao Rum
    Bjs e continue com suas experiências e descoberta
    Beatriz Frigerio 👏👏👏

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *