Como Preparar Castanhas Portuguesas

Publicada em 24/12/2016 Dicas

Como Cozinhar Castanhas Portuguesas

Castanhas portuguesas, ao lado das cerejas, são a minha comida preferida de Natal! Quer dizer, no Natal mesmo eu acabo não comendo, porque ela é rica em amidos e meio “pesada”, apesar de ser bem menos calórica que as outras castanhas. Eu consumo desde o primeiro dia em que elas aparecem no supermercado até o final da temporada. São baratas? Não são, pelo contrário. Mas como diz o ditado, mais vale um gosto que um tostão no bolso. Vale alimentação tá aí pra isso.

Hoje enquanto eu preparava a ceia de Natal mostrei no Stories do Instagram como cozinhar como preparar castanhas portuguesas. Muita gente vê essa castanha no mercado e não faz idéia de como consumi-la, principalmente por ela ser cara (e dá um medinho de gastar dinheiro e fazer errado né?). Como eu acho uma judiação gerar conteúdo no Stories pra ele sumir depois de algumas horas, resolvi fazer um post mostrando como cozinhar castanhas portuguesas.

Elas também podem ser assadas, mas calma que a gente chega lá.

Como Cozinhar Castanhas Portuguesas

Escolha as castanhas mais firmes, se elas estiverem murchas não compre. Nem preciso dizer que se elas estiverem mofadas ou furadas é melhor comprar em outro lugar né? Eu prefiro comprar nos mercados em que a castanha está com cara de mais nova: brilhante e cheinha. Em lugares com pouca quantidade a chance dela ter ficado o ano inteiro guardada no refrigerador, desde o ano passado, é maior. Elas geralmente ficam refrigeradas, e eu gosto de escolher as que estão no fundo mais geladinho da prateleira.

O preço varia bastante e eu costumo aproveitar as ofertas. O engraçado é que geralmente as mais baratas são as melhores, porque são compradas em grande quantidade e costumam ser mais frescas, mas não é regra.

Sempre compro cerca de 1kg que é a quantidade que cabe na minha panela de pressão. Mais do que isso precisa ser cozinhado em duas vezes e gasta muito gás. No caminho entre o mercado e a panela, eu guardo as castanhas na geladeira.

Como Cozinhar Castanhas Portuguesas

Na hora de preparar, lave bem castanha por castanha. A gente nunca sabe por onde elas andaram até chegar ao Brasil. Com uma faca bem afiada, faça um corte lateral raso, só pra abrir a casca. Se o corte for muito fundo a castanha acaba desmanchando na água.

Coloque numa panela de pressão e complete com água até atingir 2/3 da altura da panela (ou de acordo com a recomendação do fabricante, pode ser que a sua panela de pressão só possa ser preenchida até a metade). Leve ao fogo alto e assim que a panela começar a chiar, abaixe o fogo e conte 30 minutos.

Deixe a panela perder pressão sozinha. Enquanto estão quentes as castanhas soltam da casca muito fácil. Nesse ponto você pode fazer purê de castanhas portuguesas, com manteiga, sal e um pouco de leite (do mesmo jeito de um purê comum).

Como Cozinhar Castanhas Portuguesas

Eu gosto de comer desse jeito, assim que saem da panela, ainda bem quentes. Se for consumir depois, escorra para elas não ficarem aguadas. O que não for consumido imediatamente deve ser guardado na geladeira. Na hora de aquecer, separe só a quantidade que você vai consumir, coloque numa panelinha com água e leve ao fogo até ferver. Cozidas elas duram no máximo 3 dias, porque azedam bem rápido.

Também dá pra assar as castanhas portuguesas, que é o jeito mais europeu de consumi-las. Eu particularmente não gosto tanto, prefiro cozidas, mas não é difícil prepará-las no forno. Lave, faça o corte e distribua as castanhas numa assadeira. Polvilhe bastante sal e leve ao forno pré-aquecido por 30 a 40 minutos. É bom pra aproveitar quando o forno já está ligado durante a preparação de alguma outra comida na ceia de Natal.


  Seguir

3 respostas para “Como Preparar Castanhas Portuguesas”

  1. Nara disse:

    Ué achei que colocava um pouco de sal ou açúcar nelas.

  2. Kika disse:

    Eu não costumo colocar não, mas já vi algumas receitas pedindo ou açúcar ou sal. O sal eu já coloquei e não vi muita diferença.

  3. Valeria disse:

    Meus avós São portugueses e na minha familia sempre cozinharam com açucar, erva doce e uma pitada de sal. Fica muito bom!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *