Receita de Farofa de Cenoura e Sementes de Abóbora

Receita de Farofa de Cenoura e Sementes de Abóbora

Encontrei essa receita de farofa perdida aqui nas minhas coisas. Ela foi a minha primeira idéia para o concurso Sesi Chef 2016, uma receita de farofa de cenoura com sementes de abóbora.

Eu tinha enfiado na cabeça que queria usar abóbora de alguma maneira, porque aprendi a gostar dela nos cursos do Programa Alimente-Se Bem. Como a proposta era aproveitar integralmente os alimentos, a farofa que acompanharia o prato levaria também as suas sementes. E nessa mesma pegada de usar as partes não convencionais, a cenoura é usada com casca, e os talos e ramas são usados na farofa.

Gente, talo de cenoura é uma delícia! Ele é crocante e tem um sabor marcante incrível. Já as ramas, que são as folhinhas, têm um sabor mais forte. Aqui em Jundiaí eu só encontro cenouras com talos na feira orgânica, e aí vem um moooonte. É só tratar como a salsinha – escolher as folhas e talos mais bonitos, lavar bem, higienizar, secar e picar. Eu congelo em potinhos separando os talos das ramas, e uso direto nos pratos, sem precisar descongelar. Dá pra usar no lugar do cheiro-verde em basicamente qualquer receita.

Farofa de Cenoura e Sementes de Abóbora

Ingredientes

1 colher (chá) de azeite
1 colher (sopa) de manteiga
1 cebola média, picada
2 dentes de alho, picados
⅓ xícara de talos de cenoura, picados
1 xícara (chá) de cenoura ralada e com casca (aproximadamente 1 cenoura média)
⅓ xícara de rama de cenoura, picada
1 colher (chá) de sal
1 pitada de pimenta do reino, moída na hora
⅔ xícara (chá) de farinha de mandioca flocada
⅓ xícara de semente de abóbora, torrada e sem sal

Modo de Preparo

Numa panela média, refogue a cebola, o alho e os talos no azeite e na manteiga, por cerca de 3 minutos. Acrescente a cenoura, a rama, o sal e a pimenta do reino. Refogue por mais 3 minutos ou até secar a cenoura. Retire do fogo, acrescente a farinha de mandioca e a semente de abóbora. Misture tudo. Sirva logo em seguida.

O concurso? Acabei inscrevendo uma receita de frango com especiarias e farofa de pinhão, nada a ver com a idéia original da abóbora. Porque no fim as sementes de abóbora com casca não agradam o paladar de todo mundo, apesar de serem um snack ótimo e saudável.

Ah, a abóbora! Em 2017 concorri com uma receita de creme de abóbora com ragú de músculo, que não ganhou a etapa local como o frango do ano anterior, mas dá uma marmita muito delicinha.




  Seguir